terça-feira, agosto 17, 2010

Notícia, a Referência angolana de uma imprensa activa

Publicamos a seguir uma série de textos que, mais do que recordações, representam um trabalho( a investigação possível) de António Gonçalves, o Chefe de Redacção mais activo e criativo dos bons tempos do "Notícia"., uma revista angolana que começou a ser publicada nos anos 50 e acabou com o 25 de Abril.

O António é colaborador deste blogue. Alguns dos textos mais interessantes, pelo humor pela crítica certeira, pera referência atempada, são dele.

Um dia sugeriu a ideia de fazer um trabalho de investigação sobre a Revista "Notícia", o jornal do Charula, depois do Fernado Fernades - " A Chuva e o Bom tempo" - mas, seguramenmte a paixão do António Gonçalves.

Um dia, trabalhava ela na RDP, convidei-o para chefe de Redacção do Jornal África - depois de ambos termos feito uma viagem a Angola e em que lhe vi correr lágrimas grossas pelo rosto, quando o avião bateu na pista do aeroporto de Luanda,

Ficou ele surpreendido e todo o pessal que então trabahava no Semanário África. Houve mesmo algumas "revoltas na Bounty", mas ele, com a minha confiança total, assumiu a chefia da redacção com a mesma dedicação com  que o tinha feito no "Notícia",

Tivemos problemas ?  Alguns! Mas nunca de confiança.

Convidei-o depois para fazer parte deste blogue e a sua colaboração é saborosa, sábia, o testemunho e alguém que  viveu vidas e vidas...e vidas.

Os textos devem ser lidos com dois cuidados: primeiro: o António não os reviu; segundo, inverti-lhes a ordem, o que, para quem lê blogues quer dizer que o fim da história não está no primeiro texto, mas no último.

Um outro apontamento: tentámos tudo para ter imagens que falassem das várias fases aqui retratadas do "Notícia", a "televisão angolana dos anos sesssenta". Não o conseguimos, pelo que a leittura dos textos, a " seco" pode parecer maçadora, mas eu, pessoalmente, peço aos leitores que não desistam: vão ficar a conhecer episódios interessantes de um verdadeiro fenómeno de comunicação nos tempos da " antiga senhora".

1 comentário:

Isabel Valadão disse...

Finalmente... alguma coisa do meu querido ex-colega do NOTÍCIA! Uma pequena correção ao texto de apresentação: o substituto do João Charulla e o autor da crónica "A Chuva e o Bom Tempo", era o João Fernandes (irmão do António Gonçalves).
Quanto aos textos do António, são sempre um prazer e uma delícia de ler... que saudades, meu Deus!