sábado, outubro 15, 2005

Zâmbia - o Caos Desconhecido

Na Zâmbia vivem-se momentos verdadeiramente angustiantes. O actual sistema de poder não consegue sequer alimentar um esquema de fornecimento de consbustíveis para o país funcionar. Está tudo parado - ainda pior que na Guiné Bissau nos maus momentos. Nenhum autocarro circula, nem mesmo as ambulâncias. Há mesmo um caso caricato de um tribunal não poder cumprir uma diligência judicial porque não há gasolina para nenhum dos automóveis desse tribunal.
A imprensa internacional esquece, não tem informação, não quer falar do assunto porque não tem dinheiro para mandar correspondentes com imagens em cima do acontecimento, o que quer que seja...
Mas uma parte importante de África - a Zâmbia - atravessa momentos difíceis porque um presidente quer voltar à lei do "quero, posso e mando".
Quem é o presidente? Quem são as alternativas? Não me compete estar a dar essas indicações. Já o fiz em tempos. Agora, os novos jornalistas, os novos projectos de jornais e que se afirmam interessados nos assuntos não se deixem embalar nos almoços, nos jantares, nos cocktails e informem-se. OXALÁ!!!

Sem comentários: