domingo, dezembro 11, 2005

Quase 50 Anos

O MPLA comemorou ontem 49 anos. Pelo menos, o 10 de Dezembro de 1956 é apontado como a data da constituição de um "Amplo Movimento Popular de Libertação de Angola!", expressão retirada de um comunicado redigido por Mário Pinto de Andrade.
A constituição deste movimento congregou boas vontades, sobretudo do campo intelectual, que reunindo-se à de outras paragens do Mundo, nomeadamente a de outras regiões ainda sob o domínio colonial, ou dele saídas há pouco tempo, haveriam de levar ao desencadeamento de várias acções, umas populares, como o 4 de Fevereiro, outras nem tanto, como o "proceso dos 50". E, finalmente, à Guerra de Libertação Nacional.
O caminho percorrido foi intenso, diversificado e a História destes quase cinquenta anos é nebulosa, muitas vezes cinzenta e muitas outras, claramente mentirosa. Agora que este movimento político, cujo actuação foi fundamental no cumprimento do desígnio para que foi criado - a Independência de Angola - está a chegar a uma idade respeitável (meio século) , talvez esteja chegada a altura de um comportamento adulto, responsável, no domínio da História. Que sejam disponíveis aos historiadores, incluindo os independentes, todos os arquivos históricos do MPLA, incluindo aqueles que continuam nas mãos de personalidades que se entendem a si próprias como detentoras da verdade sobre o MPLA.
Seria interessante que na comemoração dos 50 anos de existência, o MPLA pudesse abrir os seus baús da História.
Que 2006 seja para o MPLA "O Ano da Verdade Histórica". Aqui fica o desafio.

Sem comentários: