sexta-feira, dezembro 16, 2005

DO MAL O MENOS?

Diziam os de antanho que a fome aguça o engenho e como, hoje, parece mal ter fome, temos crise. É natural que a crise vá dando vontade de comer e um dia destes vamos dar por nós a ir de novo em busca de alimento, lá por onde o houver. Que a Europa esteja em crise, acredito, mas a crise dela, lá mais para cima (e o cima começa mesmo aqui ao lado) é menos intensa.
Não foi, é verdade, só a fome que fez de muitos de nós emigrantes. Na década de sessenta muitos fugiram à guerra, mas muitos outros aperceberam-se que para além da guerra havia trabalho e comia-se bem. Havia perspectivas, havia férias e sonhavam-se futuros radiosos.
Já sabem como acabou o filme. Voltamos a casa e não tardou a faltar o pão. E casa onde não há pão...
Não estou a prever nada de muito imprevisível, mas a Europa tem agora mais escolha. A gentinha de Leste, que sobrou da tutela soviética e do modelo social moscovita já anda a gatinhar pela «nossa» França ou coisas «nossas» onde se fale inglês ou alemão e não sei que mais linguajares estrangeiros. Mesmo que nos vão matando honestos madeirenses com impiedosas regularidade os que restam, restam, ficam. Porque será? Não se precipitem, não os avaliem mal. A causa, o mal, ficou para trás. Que país é este? Que fizemos/fazemos dele?
Mesmo a África que deixamos e aceitamos que se afirmasse e que mergulhou no caos, mesmo essa tem horizontes de esperança. Já não são tantos os jovens que vêm estudar aqui. Aos poucos vou perdendo os netos de vista. Vão estudar no Cabo. Não é só mais perto, é mais próximo do que é preciso.
Está visto, com a velocidade com que este país não anda, não tarda estaremos de abalada para aprender a estar onde já estivemos! Um vizinho meu, com quem costumava jogar cartas «regressou» à Austrália. Fê-lo discretamente já lá vai um pouco mais de três meses. A esposa e dois miudos ficaram por cá. Ontem a vizinha botou escritos em forma de pancarta de imobiliária, sobre o muro. O português que primeiro disse que todos os caminhos vão dar a Roma sabia o que dizia...

Sem comentários: