domingo, fevereiro 05, 2006

4 de Fevereiro

Para o MPLA - partido único, marxista-leninista, esta era a data do início da História de Angola. Tudo o resto, tudo quanto se tinha passado anteriormente não existia. A não ser a publicação de um manifesto, redigido por Mário Pinto de Andrade em que se falava da necessidade da criação de um "Amplo Movimento Popular de Libertação de Angola", com a data de 10 de Dezembro de 1956. Esse ficou como o dia da fundação do MPLA. Desconheço se em Angola estas duas datas continuam a ser feriado nacional , ou se é apenas uma ou mesmo nenhuma.
O 4 de Fevereiro é, todavia, uma data importante na História do país, a exigir investigação cuidada, porque à sua volta de criaram muitos mitos, se desenvolveram alianças políticas que continuam e se criaram verdadeiras dinastias de domínio económico.
Para mim o 4 de Fevereiro é o dia da morte do Joaquim, um amigo, que era do Kipungo e estava na tropa para cumprir aquilo que na altura se chamava um dever cívico. Não sabia nada de política e morreu , vítima de um tiro disparado certamente sem intenção, mas que fez dele a única vítima desta data que durante anos foi empolada e é agora nada se compararmos o contexto dos acontecimentos de então com o que, entretanto, acontece em Angola e, sobretudo fora de Angola, a mando dos angolanos que cheagaram ao poder por causa de vítimas como o Joaquim do Kipungo.

Sem comentários: