quinta-feira, julho 05, 2007

Progresso (?)

De vez em quando os amigos aparecem e contam as coisas da terra e eu vou ficando abismado. Há, a respeito do desenvolvimento de Angola (Luanda) um grande entusiasmo, há portugueses a ir e a ficar, maravilhados com as oportunidades de negócio, com o crescimento da cidade (Luanda) e com muitas outras coisas.
Eu vou ouvindo e fazendo perguntas. A minha curiosidade vai sempre muito fundo e as pessoas ficam confundidas. Espero sempre que chegue um amigo confiável para ser esclarecido.
As pessoas que habitavam as zonas onde está a ser construída a chamada "Luanda Sul" são pura e simplesmente atiradas para mais longe. São as elites a conquistar espaço fora da chamada cidade velha, onde as casas estão "podres", as ruas impraticáveis e as multidões asfixiantes.
Todavia, os que, entretanto se vão instalando na Luanda Sul, têm que arranjar um amigo com casa na cidade velha para poder dormir perto do respectivo emprego porque, caso contrário, têm que se levantar às três da manhã para chegar às nove da manhã.
E o progresso, fora de Luanda? As sementes para os camponeses? A saúde para esses mesmos camponeses? As escolas para os seus filhos?
A todas estas perguntas, a resposta é nada, zero.
Por favor, não me falem de progresso em Angola. Aceito que dissertem sobre o enriquecimento das elites de Luanda, um enriquecimento sem justificação e sem utilidade, porque é uma elite saloia, incapaz de deixar de pensar em si mesma apenas e investir, em benefício de todos, o dinheiro que lhes entra nos bolsos sem saberem muito bem como.

6 comentários:

Anónimo disse...

Porque se há-de chamar ELITE, a gente, que é uma reinvenção dos velhos cipaios, que o mundo criou, para bem explorar o continente negro? O cinismo europeu,russo, americano e agora tambem chinês, nem se preocupam, em disfarçar cipaios de "MOBUTUS" e companhia.

Pitigrili disse...

Isso é treta. Os angolanos estão agora a ser explorados pelos angolanos, que, como novos ricos, são muito bem piores que os antigos

João Feijó disse...

Muito bem!

João Dias de Carvalho disse...

Realmente, consta que o acessos entre "Luanda Sul" e Luanda são aterradores em termos de transito.

Era importante aparecerem alternativas para libertar o centro da cidade de tantos habitantes e a recuperar.

Em Luanda, os preços das casas são proibitivos.

Anónimo disse...

É DIFICIL INGRESSAR NOSSOS FILHOS NA ESCOLA AMERICANA EM LUANDA SUL?

DIANTE DO QUE ACABEI DE LER NÃO EXISTE PROGRESSO EM LUANDA SUL.

Anónimo disse...

Quais são os colégios de Luanda Sul?