sexta-feira, março 19, 2010

Limpeza no Lubango HURRAAAHH!!!!!!!



Chega-me, como sempre via net e pontualmente o Novo Jornal - uma excelente publicação de que os angolanos se devem orgulhar. Abro as diversas páginas e descubro numa delas um tema que me interessa paritcularmente por razões de carácter pessoal.

No Lubango o camartelo saiu à rua para tentar dar ordem ao que, depois de trinta anos de desgoverno, corrupção, laxismo e até actos verdadeiramente criminosos porque atentatórios da qualidade de vida de uma população que não pára de crescer.

Por detrás do camartelo essteve o Governador Isaac dos Anjos, um homem "com eles no sítio" que, segundo a reportagem do Novo Jornal, não teve o poio nem dos homens que com ele partilham o governo da província. O próprio MPLA, através de um porta-voz, que deve usar gravata e sapatos brancos bicudos e de verniz, veio condenar a acção de limpeza, levada a cabo no cumprimento de legislação aprovada pela Assembleia Nacional.

Estes últimos trinta anos , cujo poder pertenceu sempre ao MPLA, serviram para construir barracas feias, casas clandestinas em linhas de água, junto às linhas de caminhos de ferro, desenhar estradas e ruas sem rumo.

E porque é que aconteceu tudo isto?

É simples: os camponeses começaram a invair a cidade porque deixaram de ter condições de vida no mato e foram instalando as suas "bikuatas", semaando as suas lavras; no seguimento, os pequenos burgueses corromperam a administração e inventaram a condição de proprietários daqueilo que, de facto, é do Estado.

A mim foram-me chegando fotografias. Nos últimos tempos já faço "delete" sem as ver.

Agora chega-me a reportagem do Novo Jornal e as declarações do Sr. Governador Isaac dos Anjos e eu, adorador do Lubango, a cidade onde passei dos melhores anos da minha vida e onde desenvolvi acções importantes em prole do MPLA que chegou ao poder porque houve muita gente como eu, e fico contente pelo facto de haver um homem que diz BASTA de corrupção. Vamos construir uma cidade onde toda a gente se sinta bem.

Bravo Isaac.

Não teria ficado mal que o Novo Jornal manifestasse uma ponta de apoio a este homem,que, pelos vistos está sózinho. Aos jornalistas também cabe o papel de verificar se a Justiça Social, mesmo dolorosa, está a ser cumprida. Não se pode prejudicar uma comunidade para proteger grupos de chicos espertos corruptos.

Sem comentários: