quarta-feira, agosto 15, 2007

Os Casamentos "Tradicionais" e a Desagregação Familiar


Estas duas fotografias, feitas com grande meestria representam a mesma mulher junto da sua gente. São Mucubais, que vivem entre o deserto de Moçamedes e as faldas da Serra da Chela, à procura dos melhores pastos para o seu gado. Vivem, essencialmente do que lhes dão os rebanhos: carne e leite. Por volta de 1975 eram cerca de 35.000 individuos e tiveram um papel fundamental na guerra contra a África do Sul, já que impediram a ligação entre o Lubango e Namibe com a segurança que os sul-africanos desejariam.
O seu terrritório, muito amplo, vai do Namibe ao Chiange e tem como vizinhos os Nhanheca Humbe (muílas e mogambos).
Entre estes dois grupos estão a acontecer pequenas desgraças que podem transformar-se numa catástrofe. É que os "senhores do poder", reclamando práticas da tradição vão às aldeias de criadores de gado e de agricultores escolher as filhas casadoiras (que, no caso, se considera logo após a primeira menstruação - o mufiku).
Nos primeiros tempos não pagavam, sequer o que a tradição manda, o chamado "alambamento", normalmente constituído por bois e por peças de utilidade doméstica, como mantas e outras coisas.
Os pais protestaram e agora os bois lá aparecem. Assim como os filhos produtos destas relações tradicionais, mas que, na prática, não têm pai, nem família. A sociedade camponesa do Sul de Angola, ao que se supõe com a excepção dos mucubais, está a ficar desagregada, por culpa dos senhores que praticam "o casamento tradicional", indo de jeep buscar e devolver as noivas. Não há ninguém que olhe por isto, ou Angola virou terra de cafagestes puros, sem respeito por nada nem por ninguém, nem por si próprios . E ainda falavam dos colonos com duas famílias... Pelo menos eles assumiam os filhos!!!

5 comentários:

Maria Clarinda disse...

Pois....as "muilas"que desde que me conheço por gente, sempre as admirei.
Saudade, foi o que senti ao ver e ler o teu post.
Dor por saber o que "os senhores do poder" como os chamam lhes estão a fazer.

Anónimo disse...

Adeus amigo que me vou embora...
JCM

António Gonçalves disse...

Bem me lembro quando o Baião chegou com a fotografia à Redacção. Fui logo perguntando;"...e, por onde se começa?... ao que o artur respondeu qualquer coisa com tornozelos à mistura e o Cardoso, expert na matéria... falou em "orelhas e ouytros pormenores. O Herberto rematou a conversa; "...Oh! filho pelo cruxifixo, que deve estar por ali perto..."
AG.

Anónimo disse...

a "destribalização" em áfrica devia ser alvo de um profundo estudo: tanto a destribalização provocada pelas guerras que obriga as tribos a se desagragarem, em fuga para fora dos seus territórios, como tambem a falta de respeito dos governantes africanos pelas tradições, pois que a formação estrangeirada os puxa à imitação de outros costumes.

Anónimo disse...

Recordo as Muílas como lhe chamavam na altura.
Fabulosas.Únicas no género.
Parabéns.
Gostei do que vi