quarta-feira, agosto 02, 2006

Um Só Povo Uma Nação

Estou há muitos anos afastado do quotidiano angolano. Durante muitos anos não consegui afastar-me, mas, depois de "tanta porrada e tão mau viver" só os masoquistas resistem. Os masoquistas ou os verdadeiros heróis.
Hoje vi, em DVD, um filme sobre a actividade da Ana Clara Guerra Marques, cujo pai tive o orgulho de encontrar nas "batalhas" por uma Universidade capaz de transmitir conhecimento universal, e não posso deixar de me assombrar com o que aquela mulher franzina, criadora de uma escola de dança, de uma companhia de bailado, acusada de uma série de "pecados" ideológicos por ensinar música clássica aos angolanos, conseguiu com uma arte tão rica, tão difícil e tão fácil, como a dança, concretizar a ideia do MPLA de "Um Só Povo, Uma Só Nação".
Na realidade em mais nenhuma actividade desenvolvida em trinta anos de independência é tão visível a facilidade de entendimento entre todos os angolanos. Quando eles dançam, misturando a dança clássica com o que aprendem nos movimentos das danças tradicionais, conseguem mostrar a facilidade de construir uma Nação com vários Povos.
No mesmo filme também aparece muita gente a falar do esforço da "miúda". Ainda bem que ela também conseguiu eliminar as chamadas "barreiras ideológicas". Os meus agradecimentos pelos momentos gratificantes, impensáveis, de que hoje usufruí. É bom voltar a pensar que o slogan pode traduzir uma realidade, sobretudo se for através da cultura. E já agora, obrigado pelo verdadeiro heroísmo de uma vida dedicada a todos nós, mesmo aos descrentes.

5 comentários:

Rita disse...

http://ritatatata.blogspot.com

para deixar um beijinho de boas ferias e dizer q esta é a morada provisoria do meu blog. bjos p si e p a zi. : )

Leston Bandeira disse...

Brigadao, tá.

Beijos, saudades

Fernando Ribeiro disse...

Ana Clara Guerra Marques acaba de criar um site dedicado aos quiocos. Vale a pena visitá-lo e percorrê-lo, pois está muito bom. O site chama-se Tucokwe.org.

A palavra Tucokwe (pronuncia-se aproximadamente "tutchócuè") significa "quiocos" em quioco.

Anónimo disse...

Olá amigos
Também tive a oportunidade de ver o DVD intitulado "Outras Frases" realizado pelo Jorge António É de facto um interessante documento histórico. Vale a pena.
Para quem estiver interessado, pode comprá-lo na FNAC.

Anónimo disse...

Gostei de ler. Tao certo tao verdadeiro. Fica-me a magua de que o tempo passe e o reconhecimento tarde. MAS HA-DE CHEGAR !!!
Merche