sexta-feira, outubro 12, 2007

Amilcar Cabral - Uma Biografia






As edições "Tinta-da-China" vão lançar no dia 24 deste mês o livro "O Fazedor de Utopias, uma biografia de Amilcar Cabral", de um escritor angolano, António Tomás.


Bárbara Bulhosa, responsável pela "Tinta-da-China", teve a amabilidade de me mandar um e-mail contendo não apenas alguns elementos informativos como o próprio texto.



Fico extremamente agradecido. Não apenas a ela, mas ao António Tomás pela sua iniciativa, já que Amílcar Cabral - quanto a mim o mais lúcido e inteligente lider africano da era moderna - está há demasiado tempo esquecido. Os africanos raramente falam do seu exemplo, dos seus ensinamentos e nunca procuram neles o caminho para a solução de problemas verdadeiramente inacreditáveis - veja-se o que aconte por esta altura na Guiné Bissau, exactamente a pátria que Amílcar libertou.




Deste esquecimento são responáveis os dirigentes da Guiné Bissau para quem Amílcar tinha um "pecado original": era Cabo-verdiano.



Em Cabo Verde também há culpas deste apagamento de Amílcar. Primeiro foi o MpD que tentou apagar a sua memória, já que ela era sempre ligada ao PAICV e depois, o próprio PAICV, que, em vez de nacionalizar e mesmo internacionalizar a imagem do grande lider, fecha-a dentro das suas paredes iedológicas, num processo quase autofágico de uma memória que já devia ser considerada "património mundial".



Oxalá " O Fazedor de Utopias" recupere vigores e capacidades antigos que ajudem África a sair do pântano em que se encontra.

2 comentários:

Ler o Mundo História disse...

Passando por aqui pra pedir ajuda:

Gente por favor, vamos nos mobilizar pra fazer denúncia em massa, creio que não dá pra ficar sem punição um show de horror como esse aqui:
Um taxista, racista, chauvinista faz impunemente um show de horror imenso, um desrespeito não apenas aos africanos e grupos étnicos angolanos, mas especialmente às mulheres. E o Jõ como sempre explicita seus inúmeros preconceitos em piadas de muito mau gosto.
Vamos mobilizar os movimentos e instâncias representativas e judiciais pra punir essa dupla

http://video.globo.com/Videos/Player/Entretenimento/0,,GIM690726-7822-RUY+MORAIS+E+CASTRO+E+JO+COMENTAM+VIDA+SEXUAL+DE+PARTE+DAS+MULHERES+ANGOLANAS,00.html

mulher lua disse...

Passei por aqui por acaso, mas com mais tempo irei ver melhor. Como me interesso por assuntos ligados a África, talvez também gostes/m da minha página.
Se por acaso tiverem uma história (passada convosco) para contar podem enviar para o meu e-mail.
Até à próxima