segunda-feira, maio 15, 2006

Llegaron del mar

Los Cristianos, em Tenerife, tem uma grande animação nocturna. Os folhetos das agências prometem praias de areal magnífico e outras "artificiais", viagens de pesca turística, cruzeiros, passeios em barcos com fundo de vidro. Mas todo esse paraíso escapa aos viajantes vindos do sul, estes quase mil que chegaram nos últimos 3 dias e olham, com um cansaço impotente, a máquina fotográfica de Santiago Ferrero, da Reuters.
Esta grande sala onde se sentam no chão, os cotovelos apoiados nos joelhos, não deve ser de um hotel de cinco estrelas. É uma sala escura, como tudo, aliás, na fotografia que não sei puxar para esta "janela". Ocorre-me um folheto do lado escuro de Los Cristianos, esta enseada do medo no porto de mar de Los Cristianos, cada dia que passa procurado por mareantes da desgraça vindos ainda de mais a sul, sempre de mais a sul, desde que Marrocos reforçou a vigilância na costa.
O governo espanhol acaba de convocar uma reunião de emergência para avaliar como será possível estancar, na Mauritânia e noutros países de origem, este "fluxo preocupante".
A imagem captada pelo foto-repórter Santiago Ferrero é perturbadora. Mas o que mais me provoca estremecimento nesta janela para uma sala escura é o título escolhido pelo site da agência noticiosa "20minutos": llegaron del mar. Como se se tratasse de sereias, serpentes marinhas ou estranhas criaturas armadas de tridente...

7 comentários:

Anónimo disse...

a imagem é realmente impressionante, para poder fazer o upload, tente com o botão direito do rato sobre a imagem e selecione guardar para o disco, depois aqui no blogger fazer navegar na edição do post. e seleccionar a foto do desktop.

Fernando Alves disse...

Meu caro, obrigado pela intenção. Vou tentar perceber esses movimentos no labirinto. Nisto, não deixei de tactear no escuro. Mas muito obrigado, mesmo.

Anónimo disse...

ok, entretanto lembrei-me que tb pode pôr um link para o site da foto http://www.20minutos.es/galeria/1114/0/11/

Fernando Alves disse...

Muito obrigado, de novo. Espero que o meu amigo Leston não tenha caído ao rio e possa dar um jeito. Ele é quase engenheiro de blogs. Leston, please, pões este link, que o nosso amigo já identificou e tudo?Obrigado a ambos

CN disse...

infelizmente, a foto já lá não está. quando vieres almoçar comigo ensino-te a puxar fotos para o blog. ok?

Fernando Alves disse...

Esta é o que se diz "uma subida honra"! Elegante maneira de me lembrares que tinhamos um almoço apalavrado! Vamos a isso, companheiro. Mas eu, contigo, o que gostava de aprender era a arte da reportagem. Arte mesmo. Irmã da arte de viver. O que permite que, depois de lavrada no seu suporte original, ela ainda vá dando um fio de memória inesgotável. O que estás a fazer no teu blog é uma disciplina superior do ofício. Aquilo pede, depois, um livro graficamente aprimorado. Para te termos na estante, à mão. Sempre.

j.f. disse...

Denúncia: Aqui racismo puro e encapotado.